Notícias

Mercado imobiliário pode crescer 10% em 2018

02/03/2018 - Projeção de crescimento mercado imobiliário

noticias


                                 Mercado imobiliário brasileiro pode crescer 10% em 2018


Estimativa da CBIC sinaliza aceleração do crescimento em relação ao ano passado, quando lançamentos subiram 5,2 por cento e vendas aumentaram 9,4 por cento
Por Gabriela Mello, da Reuters
access_time26 fev 2018, 14h30
more_horiz


Engenheiro de orçamentos para mercado imobiliário

Mercado imobiliário: as projeções da entidade para o mercado imobiliário em 2018 seriam ainda melhores, não fosse pela decisão do governo de adiar a reforma da previdência (Paulo Fridman/Bloomberg)
lançamentos e as vendas de imóveis residenciais no Brasil em 2018 devem crescer cerca de 10 por cento ante o ano passado, disse nesta segunda-feira um representante Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).
A estimativa para este ano sinaliza uma aceleração do crescimento em relação ao ano passado, quando os lançamentos subiram 5,2 por cento e as vendas aumentaram 9,4 por cento, de acordo com o levantamento da CBIC, com base em 23 cidades e regiões metropolitanas do país.
Mas as projeções da entidade para o mercado imobiliário em 2018 seriam ainda melhores, não fosse pela decisão do governo de adiar a reforma da previdência, destacou o presidente da Comissão da Indústria Imobiliária da CBIC, Celso Petrucci.
“Se tivessem aprovado a reforma da Previdência, nossa expectativa seria muito mais positiva, mas parece que isso ficou para o próximo presidente, então esperamos crescimento em torno de 10 por cento tanto para vendas quanto lançamentos”, disse Petrucci ao apresentar o balanço de 2017.
O presidente da Cbic, José Carlos Martins, destacou ainda que a alta de 10 por cento estimada para 2018 está condicionada a alguns fatores, entre eles a disponibilidade de crédito e a regulamentação dos distratos.
Segundo ele, a Caixa Econômica Federal responde por aproximadamente 70 por cento do financiamento imobiliário e ainda não solucionou seus problemas de enquadramento de capital. Além disso, acrescentou Martins, a caderneta de poupança ainda não se recuperou o suficiente para atender à demanda reprimida no mercado.
“Temos que ter outras formas para entrada de recursos, a Letra Imobiliária Garantida (LIG) é uma delas, mas ainda requer regulamentação”, afirmou o presidente da Cbic.
Ele também ressaltou a importância de se reduzir os juros ao consumidor final, que na avaliação dele devem caminhar para algo em torno dos patamares apurados em 2009 e 2010, entre 8,5 a 9,5 por cento ao ano. “É a taxa que cabe no bolso do consumidor brasileiro”, disse Martins.
Petrucci acrescentou que a Cbic vê potencial de recuperação no preço dos imóveis em 2018, mas alertou que a maior proporção de empreendimentos enquadrados no Minha Casa Minha Vida (MCMV) pode limitar o aumento do valor médio do metro quadrado, em particular na cidade de São Paulo. Em 2017, o preço médio do metro quadrado de área privativa no país foi de 5.999 reais, mostrou a pesquisa.
 
 




Fonte: https://exame.abril.com.br/economia/mercado-imobiliario-brasileiro-pode-crescer-10-em-2018/

Outras Notícias

Casa própria é objeto de desejo de muitos brasileiros, para quem ter uma é sinônimo de independência e seguranç...

Mercado imobiliário prevê crescimento em 2019

CB Correio Braziliense postado em 03/06/2019 06:00 / atualizado em 03/06/2019 09:58 'As construtoras esperavam q...

Governo estuda liberar FGTS para alavancar a economia

Governo avalia liberar recursos de contas de FGTS e PIS-Pasep para estimular economia, diz Guedes Ministro da Economia condicionou libera&c...

Mercado imobiliário aquecido

Em 12 meses, financiamento imobiliário cresce 12,4% e chega a R$ 51,32 bilhões No período, foram adquiridos 205,9...

Caixa vai baixar juros imobiliários em abril, diz novo presidente

Caixa vai baixar juros imobiliários em abril, diz novo presidente Nelson Antônio de Souza afirmou que a redução vir&...

​Por que você deve comprar um imóvel de qualquer maneira Ainda que o aluguel seja mais vantajoso para você no momento, sa...

Caixa tem bons resultados e anuncia queda de juros no financiamento habitacional

Caixa teve em 2017 melhor resultado da história, e reduzirá juros em crédito habitacional, diz Occhi... – RIO DE JANEIR...

Órgão regulador do mercado de capitais permite a emissão de CRI com contratos de home equity como garantia. Veja como isso pode afetar você

Decisão da CVM deve impulsionar crédito com imóvel de ga...

Caixa retoma financiamento de imóvel mais barato Banco também voltou a aumentar o teto para financiamento de imóveis usados de 5...

Uso do FGTS para pagar prestações atrasadas da casa é prorrogado

Uso do FGTS para pagar prestações atrasadas da casa é prorrogado OLIVEIRA IMÓVEIS·TERÇA-...