Notícias

16/01/2018 - Financiamentos

Caixa retoma financiamento de imóvel mais barato
Banco também voltou a aumentar o teto para financiamento de imóveis usados de 50% para 70% do valor da unidade
São Paulo – A Caixa confirmou nesta terça-feira (2) que retomou a linha de financiamento de imóveis Pró-Cotista, que financia imóveis de até 1,5 milhão de reais.
A linha de crédito só não é mais barata do que a oferecida pelo banco para quem estiver enquadrado no programa Minha Casa Minha Vida, que financia imóveis de até 225 mil reais.
O banco também confirmou que restabeleceu o teto para financiamento de imóveis usados de 50% para 70% do valor da unidade. O valor havia sido reduzido de 70% para 50% no final de setembro do ano passado.
Com o início do novo ano, o FGTS liberou um novo montante de recursos destinado à Pró-Cotista. Por conta disso, o banco, que sofre com falta de recursos, encontrou espaço para voltar a oferecer o crédito. O valor disponibilizado para esse ano é de 4 bilhões de reais, menor do que o do ano passado (6,1 bilhões de reais).
A Pró-Cotista utiliza recursos do FGTS e é oferecida apenas pela Caixa e o Banco do Brasil. A taxa de juros aplicada a tomadores que não têm relacionamento com o banco, a chamada taxa balcão, é de 8,85% ao ano na Caixa e de 9% ao ano no Banco do Brasil. Caso o comprador tenha relacionamento com a Caixa, os juros cobrados na Pró-Cotista podem ser ainda menores e chegar a 7,85% ao ano.
O prazo máximo de financiamento oferecido na Pró-Cotista em ambos os bancos públicos é de até 360 meses.

Requisitos

Para ter acesso à Pró-Cotista FGTS, é necessário ter contribuído ao FGTS por mais de três anos, consecutivos ou não, na mesma empresa ou em empresas diferentes.
Caso o tomador se enquadre nessa exigência, a conta vinculada ao fundo deve estar ativa, ou seja, o trabalhador deve estar empregado e realizar atualmente contribuições mensais ao FGTS.
 
A linha só é concedida para tomadores com contas inativas – que estejam desempregados ou que não estão contribuindo ao FGTS por estar trabalhando sob outro regime de trabalho, por exemplo – caso o saldo do FGTS seja equivalente a pelo menos 10% do valor do imóvel.
Não há restrição com relação à renda familiar dos compradores, desde que o imóvel financiado não tenha valor maior do que 1,5 milhão de reais.
Contudo, o comprador não pode ter outro financiamento imobiliário e nem a posse de outro imóvel residencial urbano, concluído ou em construção, na mesma cidade, em municípios limítrofes ou na região metropolitana da cidade onde vive. Preenchidos os requisitos, o uso do saldo do FGTS no financiamento é opcional.

Oportunidade

Para quem se enquadra nas condições da linha Pró-Cotista, Marcelo Prata, diretor do Canal do Crédito, recomenda aproveitar a oportunidade. “É o dinheiro mais barato que esse comprador consegue atualmente.”
Por outro lado, financiar o imóvel agora não é indicado caso o comprador esteja inseguro em relação à manutenção do seu emprego nos próximos meses.
 
Nesse caso, quem não tem reservas financeiras para suportar o pagamento das prestações da dívida diante de um eventual desemprego, pode ser melhor adiar a compra e juntar um valor maior para dar como entrada e reduzir o débito.




Fonte: Fonte: https://exame.abril.com.br/seu-dinheiro/caixa-retoma-financiamento-de-imovel-mais-barato/

Outras Notícias

Casa própria é objeto de desejo de muitos brasileiros, para quem ter uma é sinônimo de independência e seguranç...

Mercado imobiliário prevê crescimento em 2019

CB Correio Braziliense postado em 03/06/2019 06:00 / atualizado em 03/06/2019 09:58 'As construtoras esperavam q...

Governo estuda liberar FGTS para alavancar a economia

Governo avalia liberar recursos de contas de FGTS e PIS-Pasep para estimular economia, diz Guedes Ministro da Economia condicionou libera&c...

Mercado imobiliário aquecido

Em 12 meses, financiamento imobiliário cresce 12,4% e chega a R$ 51,32 bilhões No período, foram adquiridos 205,9...

Caixa vai baixar juros imobiliários em abril, diz novo presidente

Caixa vai baixar juros imobiliários em abril, diz novo presidente Nelson Antônio de Souza afirmou que a redução vir&...

​Por que você deve comprar um imóvel de qualquer maneira Ainda que o aluguel seja mais vantajoso para você no momento, sa...

Caixa tem bons resultados e anuncia queda de juros no financiamento habitacional

Caixa teve em 2017 melhor resultado da história, e reduzirá juros em crédito habitacional, diz Occhi... – RIO DE JANEIR...

Mercado imobiliário pode crescer 10% em 2018

Mercado imobiliário brasileiro pode crescer 10% em 2018 Estimativa da CBIC sinaliza aceleraç&ati...

Órgão regulador do mercado de capitais permite a emissão de CRI com contratos de home equity como garantia. Veja como isso pode afetar você

Decisão da CVM deve impulsionar crédito com imóvel de ga...

Uso do FGTS para pagar prestações atrasadas da casa é prorrogado

Uso do FGTS para pagar prestações atrasadas da casa é prorrogado OLIVEIRA IMÓVEIS·TERÇA-...